ISSM participa de evento nacional sobre RPPS
.
Publicado em 19 de setembro de 2022 - VIA Portal ISSM

Foto: .
Dirigentes, servidores e conselheiros do ISSM participaram do Giro Abipem.
O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) marcou presença no Giro Abipem e no Comprev na Prática, ocorridos nos dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador. Os eventos foram promovidos pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

“Nós estamos trabalhando há alguns anos para fazer uma parte técnica no Giro Abipem e esse ano estamos fazendo o Comprev na Prática. Em contraparte, nós acrescentamos uma discussão sobre certificação, investimentos e Previdência Complementar para atender uma agenda específica da Bahia, além de oferecer um espaço para que se crie a Associação Baiana de Institutos de Previdência” explicou o presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo, destacando os bons exemplos de RPPS existentes na Bahia.

“A troca de experiências é sempre constante nesse tipo de evento. Sendo o ISSM o primeiro RPPS baiano a se certificar somos sempre chamados a tirar dúvidas e ajudar outros RPPS”, pontuou o superintendente do ISSM, Pedro Jorge Guimarães. Além do Instituto de Camaçari, outras 24 entidades de Previdência de 10 estados diferentes estavam presentes, totalizando 140 participantes nos dois eventos.

“A participação do ISSM no Giro Abipem e Comprev na Prática foi importante para atualizar os gestores e servidores do Instituto sobre temas sensíveis à nossa rotina de trabalho. Um dos focos do Giro Abipem de 2022 foram as áreas de investimentos, a compensação previdenciária, o Pró-Gestão e as certificações profissionais. Todos esses assuntos estão inseridos no Programa de Qualificação de Servidores do Instituto”, explica o Diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Sena.

Além de servidores e dirigentes, participaram também conselheiros do ISSM, entre eles o representante do Sindicato dos Professores no Conselho Administrativo e Previdenciário, José Marcelo de Santana. “Quando a gente se compromete a ser conselheiro a gente tem que fazer o melhor papel possível e o conhecimento da legislação, das normas e da tramitação financeira dentro do Instituto é muito importante para poder orientar melhor e fiscalizar com mais propriedade”, argumenta.

A Programação do Giro Abipem contou com quatro painéis, sendo o primeiro ministrado pela coordenadora-geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência, Claudia Iten e pelo diretor-geral de Previdência do Município de Salvador, Daniel Ribeiro. Os palestrantes falaram sobre as vantagens da certificação profissional na melhoria dos processos organizacionais do RPPS. “A certificação é prevista em lei e com a profissionalização busca-se uma gestão sustentável dos RPPS, significando que eles terão como pagar os benefícios atuais e futuros”, ressaltou a coordenadora, pontuando que na Região Nordeste há 14 entidades com a certificação.

O segundo painel, sobre os investimentos no âmbito dos RPPS, foi apresentado pelos representantes da Dolar Bills Investimentos e da XP Investimentos, Gustavo Andreotti e Lauter Ferreira, e pelo presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo. Os palestrantes traçaram um panorama sobre o cenário econômico 2022 com foco nos investimentos dos RPPS, abordando o controle de riscos na governança dos investimentos e o papel dos conselheiros na aprovação, acompanhamento e execução da Política de Investimentos.

No terceiro painel, a coordenadora-geral de Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência, Márcia Paim, e o representante da MAG Seguros, Nilton Molina, abordaram os principais desafios para implementação do Regime de Previdência Complementar e a gestão deste tipo de regime. “A intenção da Previdência Complementar é proteger o direito previdenciário do servidor público e a unidade gestora do Regime Próprio deve fiscalizar e acompanhar o Regime Complementar”, comentou Paim.

Por fim, o quarto painel propiciou a criação da Associação Baiana de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Abeprem), presidida pelo diretor de Previdência do RPPS de Salvador, Daniel Ribeiro. “Este dia é um marco importante para os RPPS da Bahia, pois essa iniciativa proporcionará não só a união dos municípios e estado, como a aproximação dos entes baianos com institutos e fundações nacionais”, avaliou.

“Creio que a criação da Abeprem seja bastante positiva e vai viabilizar uma maior união dos RPPS baianos visando sempre uma melhor prestação de serviços aos segurados”, avaliou o superintendente do ISSM e vice-presidente da Associação, Pedro Jorge Guimarães.

“Para nós, a maior importância deste evento é estar participando da formação da Associação Baiana. A gente sabe da capacidade dos institutos baianos de bem gerir, mas agora vão fazer de uma forma mais tranquila”, concluiu o presidente da Abipem.



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins) com informações da Abipem e Fumpres




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO