Campanha Setembro Amarelo promove prevenção ao suicídio
.
Publicado em 02 de setembro de 2022 - VIA Portal ISSM

Foto: Divulgação
.
Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega em seu oitavo ano, trazendo o tema: "A vida é a melhor escolha". A campanha acontece durante todo o mês, sendo 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

"Precisamos orientar para conscientizar, prevenir, e no mês de setembro concentramos os nossos esforços e vamos para a prevenção efetiva do suicídio. A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base", afirma o presidente da ABP, dr. Antônio Geraldo da Silva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar. Sendo assim, disseminar conteúdos educativos para toda população é imprescindível para ajudar a diminuir esses casos.

Para os organizadores da Campanha, se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Durante o mês de setembro, a ABP prepara diversas ações para conscientizar sobre o tema como eventos online, iluminação de espaços públicos e monumentos com a cor da ação, campanha nas redes sociais, além de disponibilizar cartilhas informativas no site. Confira abaixo alguns materiais disponibilizados pela Associação:

Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir"
Carta aos Pais - Automutilação e suicídio - 2022
Cartilha: informações importantes sobre doenças mentais e suicídio
Cartilha: Como Ajudar?
Folheto - Fatores de risco e sinais de alerta



Autor: Comunicação ISSM com informações da Campanha Setembro Amarelo




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO