ISSM participa de Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS
.
Publicado em 22 de dezembro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Os membros do Conselho Fiscal do ISSM Emanuelle Reimão e Anderson Rocha participaram do 9º Congresso Brasileiro de Conselheiros de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado nos dias 15 a 17 de dezembro, em Vitória – ES.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) com o objetivo de capacitar os conselheiros para atuarem, de forma colegiada, como agentes promotores do desenvolvimento e da boa governança dos RPPS.

Durante o evento, foram abordados diversos assuntos como o papel dos conselheiros na efetivação da sustentabilidade do sistema previdenciário, aprovação da Política de Investimentos e acompanhamento pelos conselhos, pontos de atenção da Gestão Atuarial para os conselheiros, os conselheiros e os Controles Interno e Externo do RPPS e as principais alterações legislativas de observância obrigatória pelos RPPS.

“Um dos assuntos mais importantes abordados durante o evento foram os procedimentos contábeis aplicados aos RPPS, visto que tais procedimentos têm aspectos normativos e impactam no operacional do RPPS, com interação contínua entre a contabilidade e a gestão ISSM. Cada vez mais a Secretaria de Previdência vai utilizar a Contabilidade para supervisão e controle dos Institutos de Previdência”, comentou o conselheiro e presidente do Conselho Fiscal Anderson Rocha, acrescentando que o conhecimento adquirido durante o Congresso vai aprimorar o desenvolvimento das atividades do Conselho Fiscal e suplementar o planejamento dos trabalhos para 2022.

Para a conselheira Emanuelle Reimão, o evento possibilita a troca de experiências e informações entre conselheiros de Regimes Próprios de Previdência de todo o país, além de promover debates com conteúdo atualizado, a exemplo da Portaria MTP n. 905/2021, que traz novos requisitos de qualificação para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).

“Essa vivência nos permite avaliar nosso papel para sermos cada vez mais atuantes na construção de ideias e soluções, afastando a ideia do mero carimbador de decisões preestabelecidas, pois o conselheiro faz parte da missão de fortalecer o que seria uma governança corporativa dos RPPS, a qual busca primordialmente garantir a sustentabilidade do Regime”, concluiu.

O Conselho Fiscal, composto também pela servidora Marineide Alves, é um órgão colegiado responsável, entre outras atribuições, por examinar os balancetes do ISSM, bem como as contas e demais aspectos econômico-financeiro, analisar e atestar o cumprimento da Política de Investimentos, elaborar parecer relacionado à prestação de contas anual e propor à Diretoria Executiva do ISSM medidas para resguardar a lisura e transparência da Administração do Instituto.

O Conselho se reúne mensalmente e suas atividades podem ser acompanhadas por meio das atas e relatórios disponibilizados no site do ISSM.



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO