Inflação é tema da segunda palestra do Programa de Educação Financeira do ISSM
.
Publicado em 13 de outubro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Na última quinta-feira (07) aconteceu a segunda palestra online do Programa de Educação Financeira do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) de Camaçari. Cerca de 20 servidores participaram da Palestra “O Valor do dinheiro”, ministrada pelo servidor e economista Diego Silva e pelo diretor administrativo e financeiro do ISSM Ernâni Sena.

“Nós sempre vamos ter a inflação nas nossas vidas. A gente não consegue vencer a inflação, mas consegue administrá-la”, enfatizou o economista, explicando que a inflação é a corrosão continuada da renda. O servidor ressaltou, ainda, que o aumento dos preços impacta de forma diferente os consumidores.

Em seguida, apresentou os tipos de índices de inflação: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial da inflação e cuja abrangência é maior, Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para corrigir o poder de compra dos salários, e Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), utilizado para corrigir negócios imobiliários, como contratos de aluguel.

O diretor administrativo e financeiro do ISSM, Ernâni Sena, que também é economista, fez um breve resumo do período de hiperinflação vivido no Brasil, na década de 80, e explicou de que forma o consumidor pode driblar a inflação. “Hoje estamos com uma inflação acumulada de quase 10%, já naquela época a inflação chegava a 80% ao mês. Com a implantação do Plano Real, passamos por uma estabilidade da Economia, com a inflação controlada”, relembra, acrescentando que a principal ferramenta para reduzir o impacto da inflação é a pesquisa de preço, uma tarefa bastante facilitada pela internet e pelos aplicativos específicos para este objetivo.

A próxima palestra do Programa de Educação Financeira, com o tema “Estou endividado. E agora?”, acontece no dia 4 de novembro, às 15h, via Google Meet, e abordará estratégias para se livrar das dívidas. Os interessados já podem se inscrever, por meio deste link , até o preenchimento das vagas.

A cada palestra realizada está sendo disponibilizada no site do ISSM uma Cartilha sobre o tema. Para acessar as cartilhas “Como organizar minhas despesas e receitas” e “O valor do dinheiro”, clique neste link . Em breve será disponibilizada a Cartilha “Estou endividado. E agora?”. Para rever as palestras anteriores, acesse o canal do ISSM no Youtube .



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO