ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs
.
Publicado em 24 de setembro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: Diego Magalhães
.
Cerca de 40 servidores que atuam nas Coordenadorias Administrativas (CAD) e nos setores de Recursos Humanos (RH) das Secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Camaçari participaram do Seminário Previdência em Foco, realizado na manhã da última sexta-feira (24), no auditório da Secretaria de Governo (Segov).

“O seminário foi promovido, em parceira, pela Secad e pelo ISSM com o objetivo de propagar educação previdenciária aos servidores dos RHs de todas as Secretarias e demais órgãos da Administração Direta e Indireta. Temas cruciais para o dia a dia dos servidores foram tratados, esperando-se que os presentes multipliquem nos seus órgãos de origem as informações e conhecimentos obtidos no seminário”, comentou o superintendente do ISSM, Pedro Guimarães, ressaltando que esse foi o primeiro evento presencial realizado pelo Instituto desde o início da pandemia, o qual respeitou todos os protocolos de segurança.

O Seminário contou com três palestras ministradas pelos diretores do Instituto, Pedro Jorge Guimarães, diretor superintendente, Doranei Dantas, diretora de Previdência, e Ernâni Sena, diretor de Administração e Finanças. Entre os assuntos abordados, foram contemplados os principais aspetos da Reforma da Previdência, implementada pela Emenda Constitucional Nº 103 e pela Lei Municipal Nº 1644/2020, e os procedimentos para concessão de aposentadorias e pensão por morte.

“Tendo conhecimento da documentação, dos requisitos exigidos e dos procedimentos necessários para concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte, os servidores que atuam nas Coordenadorias Administrativas poderão prestar orientação aos servidores de seus respectivos órgãos, o que melhora bastante na instrução desses processos”, avaliou a diretora de Previdência, Doranei Dantas, reforçando a importância da integração entre o ISSM e as CAD.

A coordenadora de Pagamento da Secretaria da Administração, Viviane Fiaes, concorda. “As Secretarias, hoje, passam a identificar com mais clareza os pontos relevantes na tramitação dos processos de aposentadorias e pensões, o que vai contribuir para agilidade, identificação e resolução de problemas para a concessões destes benefícios”, avaliou, ressaltando que as principais dúvidas em relação ao tempo necessário de contribuição para atingir o percentual de 100% da média para aposentadoria, bem como outros pontos, foram esclarecidas durante o evento. “O seminário atingiu o objetivo, o estreitamento da relação entre Cads, Nuads e Rhs com o Instituto de Previdência”, concluiu.

Além dos temas previdenciários, o Seminário contou com uma palestra sobre estratégias para orientação dos servidores sobre endividamento excessivo, ministrada pelo diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Sena. “Atualmente, uma das principais formas de endividamento dos servidores do município é através dos empréstimos consignados. Na maioria das vezes, esses empréstimos são contraídos pelo servidor sem planejamento e devido à ausência de uma reserva de emergência. O estresse causado por problemas financeiros pode afetar os servidores de inúmeras formas: compromete a saúde emocional, diminui a disposição, aumenta a probabilidade de faltas por doenças. Os departamentos de Recursos Humanos de cada órgão da Administração Pública Municipal têm um papel essencial no processo de conscientização financeira dos servidores. Eles podem motivar as equipes a participar de treinamentos e palestras, além de desenvolver campanhas internas sobre a importância do planejamento financeiro pessoal e do uso consciente do dinheiro”, explicou.

O Seminário Previdência em Foco é uma das ações do Programa de Educação Previdenciária do Instituto, que prevê ações de diálogo com os segurados e a sociedade e a capacitação de conselheiros, dirigentes e servidores do ISSM. As demais iniciativas do Programa de Educação Previdenciária, bem como a apresentação do Seminário, estão disponíveis no site do ISSM –> Informação e Transparência -> Educação Previdenciária.



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO