Segurados do ISSM aprendem noções de orçamento no Programa de Educação Financeira
.
Publicado em 21 de setembro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Na última quinta-feira (16), cerca de 30 segurados do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) participaram da primeira palestra do Programa de Educação Financeira, realizada de forma online por meio da plataforma Google Meet.

“O Programa de Educação Financeira começou em 2019 a partir de um diagnóstico feito no Instituto, onde identificamos um alto índice de endividamento dos servidores. Em função da pandemia, estamos retomando as atividades do Programa agora em 2021”, explicou o diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Sena, dando as boas-vindas aos participantes.

A palestra “Como organizar minhas despesas e receitas” foi ministrada pelo economista e servidor do ISSM Diego Silva, que esclareceu os conceitos de receitas e despesas, diferenças entre despesas fixas e variáveis, além de citar estratégias para economizar nos gastos essenciais, como supermercado e transporte.

“Despesas fixas são aquelas que se conhece o valor a ser pago. A vantagem de classificar essas despesas é a facilidade de se administrar, podendo ser objeto de revisão e, se for o caso, de cortes. Já as despesas variáveis são aquelas que não se conhece o valor a ser pago, pois variam de acordo com o uso e são mais difíceis de administrar”, explicou Diego Silva.

“Quero parabenizar a iniciativa do ISSM em trazer um tema tão necessário para todo mundo em relação à educação financeira. É muito difícil no país em que vivemos ter essa educação financeira”, avaliou a servidora Cintia Paim, uma das participantes da palestra.

Estão previstas outras quatro palestras no formato online, com temas específicos sobre finanças. A próxima acontecerá no dia 7 de outubro e abordará o tema inflação. Os interessados já podem se inscrever, por meio deste link, até o preenchimento das vagas.

A cada palestra, será disponibilizada no site do ISSM uma Cartilha sobre o tema. Para acessar a cartilha “Como organizar minhas despesas e receitas”, clique neste link e para assistir à palestra gravada, acesse o canal do ISSM no Youtube .



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO