ISSM participa de Seminário promovido pelo SISPEC
.
Publicado em 27 de maio de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Na tarde da última terça-feira (25), o superintendente do ISSM, Pedro Guimarães, e o diretor financeiro e administrativo, Ernâni Sena, participaram como palestrantes do Seminário de Previdência promovido pelo Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (SISPEC).

O seminário foi realizado online, por meio da plataforma zoom, e contou com a presença de cerca de 40 professores ativos e inativos do município de Camaçari.

O mediador do seminário, José Marcelo de Santana, que também é conselheiro do ISSM, agradeceu a presença dos palestrantes e explicou que o objetivo do encontro é esclarecer dúvidas da categoria sobre as mudanças trazidas pela reforma previdenciária.

“Agradeço o convite feito pelo SISPEC para participar deste Seminário, que é uma forma de estreitar o diálogo com os professores, que hoje representam o maior público do Instituto, uma vez que mais de 50% dos quase dois mil aposentados e pensionistas são professores”, comentou o superintendente Pedro Guimarães, ressaltando a transparência como um dos pilares do trabalho desenvolvido no Instituto.

O superintendente apresentou a missão, a visão e o valores do ISSM, definidos no Planejamento Estratégico, explicou como funciona um sistema de previdência solidário e por fim esclareceu as principais regras para a aposentadoria especial de professor, a partir da Lei Complementar Nº 1644/2020.

“Fazer com que as previsões se confirmem num mundo que muda tanto é um grande desafio e alguns aspectos como a redução da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida impactaram na reforma da previdência”, destacou o superintendente, esclarecendo que a reforma previdenciária teve o objetivo de equilibrar as contas.

O diretor financeiro e administrativo Ernâni Sena explicou brevemente sobre a taxa de juros e como o Comitê de Investimentos do Instituto deve trabalhar para alcançar a meta atuarial a cada ano, buscando a melhor rentabilidade para os recursos do ISSM.

Ao final da apresentação, o superintendente respondeu as perguntas feitas pelos professores e convidou a todos para acessar o site do ISSM e a Cartilha Previdenciária , onde estão disponíveis, de forma didática, as principais informações sobre os benefícios previdenciários.

Leia também:
CONHEÇA OS REQUISITOS DA APOSENTADORIA DE PROFESSOR MUNICIPAL DE CAMAÇARI



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO