ISSM recebe treinamento sobre Investimentos no Exterior
.
Publicado em 09 de fevereiro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Servidores, diretores e conselheiros do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) participaram do curso Investimentos no Exterior, realizado de forma online nos dias 2 e 4 de fevereiro. O curso abordou assuntos específicos sobre Economia Internacional, como ativos financeiros, investimentos em ações e índices de bolsa de valores no Exterior.

“Os conhecimentos adquiridos no curso trarão impactos positivos na gestão dos recursos do RPPS, no que concerne à proteção da carteira e à busca pela rentabilidade estabelecida para o ano de 2021” avalia o presidente do Comitê de Investimentos do ISSM, Henrique Rocha. Para ele, “conhecer os ativos disponíveis para os Regimes Próprios nessa modalidade de investimento, seus limites, vedações e como gerenciar os riscos inerentes aos investimentos no exterior será imprescindível para pautar as futuras decisões do Comitê”.

O presidente do Comitê esclarece, ainda, que o ISSM está apto a fazer investimentos no exterior, com a aprovação da Política de Investimento de 2021, que prevê este tipo de investimento, principalmente nos fundos enquadrados no artigo 9º da Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.922/2010.

Além dos membros do Comitê de Investimentos, participaram do curso diretores, conselheiros e servidores que atuam nas áreas Jurídica, Financeira e Administrativa do Instituto. Uma das participantes, a controladora interna Elma Vieira, ressalta a importância do treinamento para dar maior segurança nas atividades desenvolvidas pelo Controle Interno no segmento dos investimentos.

“O Controle Interno funciona como garantidor da integridade do RPPS e é importante acompanhar a área de investimentos para averiguar o cumprimento da Política de Investimentos, se está dentro dos parâmetros legais e se os investimentos estão dentro do que foi proposto”, explica.

A gestão dos recursos financeiros do ISSM é fundamental para assegurar a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários atuais e futuros. A forma de gerenciamento destes investimentos está prevista na Política de Investimentos, um documento elaborado anualmente que leva em consideração diversos fatores como inflação, taxa de juros, câmbio, questões macroeconômicas e geopolíticas.

A Política de Investimentos 2021 e os relatórios de investimentos estão disponíveis no site do ISSM, em “Informação e Transparência” -> “Investimentos”.



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO