Black Friday requer cuidados redobrados
.
Publicado em 26 de novembro de 2020 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
Amanhã, 27 de novembro, acontece a chamada Black Friday, o dia em que diversas lojas prometem promoções significativas. A ação começou nos Estados Unidos e a data foi escolhida por ser um dia após um dos principais feriados do país, o Dia de Ação de Graças.

No Brasil, há alguns anos, muitas lojas aderiram a ideia, promovendo um dia ou até mesmo um mês inteiro de promoções. Mas o período requer cuidado em dobro, principalmente nas compras online. E foi este o tema da segunda live do Projeto Conexão ISSM, onde os professores da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) Luciene Reis e Armando Nogueira trouxeram dicas para que este período de compras não se torne um prejuízo.

“Quando consideramos a compra online a atenção precisa ser redobrada. Observem todos os elementos na descrição do produto e os comentários na página da loja”, indica a psicopedagoga Luciene Reis, recomendando pesquisar também a reputação da loja no Site Reclame Aqui . “Se for às compras presenciais, use máscara e higienize sempre as mãos para que a gente possa fazer as nossas compras com segurança”, pontua.

A política de trocas também se diferencia nas compras presenciais e online, como explica o professor de Direito Armando Nogueira. “Nas compras presenciais, o consumidor tem até 30 dias para ter o produto substituído em caso de defeito. Já nas compras online ou por televenda, mesmo que o produto não apresente defeito, o consumidor tem o prazo de 7 dias para devolução”.

Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online no Brasil subiu 47% no primeiro semestre de 2020. Neste período foram feitos 90,8 milhões de pedidos e cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online, um crescimento de 40%. Com isso, o Brasil chegou à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Desse total, 58% compraram pelo menos quatro vezes ao longo do semestre e 20% realizaram mais de dez pedidos no período.

Alguns cuidados devem ser tomados em qualquer modalidade de compra, seja online ou presencial: Saber quanto custava o produto antes do período de promoções, pesquisar e comparar os preços, desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pesquisar a reputação da loja em sites especializados ou junto a amigos e, por fim, avaliar se realmente precisa daquele produto para evitar as compras por impulso.

Para ver todas as dicas, assista à live disponível no perfil do ISSM no Instagram .

Leia também:
PROJETO CONEXÃO ISSM TRAZ DICAS PARA EVITAR FRAUDES NA BLACK FRIDAY
ISSM PROMOVE LIVE SOBRE BEM-ESTAR DOS SEGURADOS DURANTE A QUARENTENA



Autor: Comunicação ISSM




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO