15 de Outubro – Dia do Professor
Conheça a origem da comemoração no Brasil
Publicado em 15 de outubro de 2019 - VIA Portal ISSM

Foto: .
.
No dia 15 de outubro, no Brasil, é comemorado o Dia do Professor. Em todo o país, quase duas milhões (1.914.119) de pessoas dedicam suas vidas à docência, de acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica 2018, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Em Camaçari, segundo o mesmo estudo, existem 2.833 professores que atuam no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

A data escolhida para comemorar o Dia do Professor deve-se a um Decreto Imperial baixado no dia 15 de outubro de 1827, que criou o Ensino Elementar no Brasil. Segundo o Decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas.

Em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I. A ideia surgiu devido à longa duração do período letivo do segundo semestre escolar, que contava com apenas dez dias de férias.

Cansado, um pequeno grupo de educadores liderado pelo professor Samuel Becker teve a ideia de organizar um dia de folga, marcado para o dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.



Autor: Comunicação ISSM (Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO