ISSM promove treinamento para conselheiros
.
Publicado em 17 de setembro de 2019 - VIA Portal ISSM

Foto: Rita Martins
.
Com o objetivo de aprimorar a atuação de seus conselheiros, o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) promoveu o treinamento ‘Investimentos e Governança nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)’, na última segunda-feira (16/9), em Camaçari.

“Este e outros treinamento que estão previstos têm o objetivo de capacitar os conselheiros para que eles desenvolvam suas funções de maneira eficiente e assertiva, contribuindo para uma gestão cada vez mais transparente e profissional do Instituto”, avalia o superintendente, Pedro Guimarães.

O curso foi ministrado pelo professor Álvaro da Luz, mestre em Economia e Finanças pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista na formação de dirigentes, conselheiros e membros de comitês de investimentos de RPPS.

“Os conselheiros normalmente vêm com bastante experiência e habilidades em suas áreas de origem, mas o Regime Próprio geralmente é algo novo. Então essa capacitação na área de investimentos visa dar as primeiras informações, apontar o caminho nesse mundo novo que eles precisam navegar”, comenta o professor.

Para ele, é fundamental que os conselheiros tenham uma visão ampla da construção do processo na gestão do RPPS. “Ser conselheiro é muito menos uma função de confronto, fiscalização, querer punir, vigiar o que as pessoas estão fazendo e é muito mais estar junto e construir as melhores práticas para o Instituto”, argumenta.

“Esta capacitação vai abrir meu olhar para outro nível, para verificar o cenário econômico, os órgãos que fiscalizam e a própria legislação. Então é realmente uma preparação, uma capacitação, para que o Conselho faça o dever que deve ser feito”, avalia o presidente do Conselho Fiscal do ISSM e servidor da Controladoria-Geral do Município (CGM), Anderson Rocha.

Para a membra do Conselho Fiscal, Marineide Silva, o treinamento vai contribuir para uma melhor tomada de decisões. “Eu estou me sentindo muito mais segura para tomar minhas decisões, entendendo melhor o que é o processo todo, principalmente agora depois que a legislação foi alterada, prevendo as obrigações do Conselheiro Fiscal”, analisa.

O procurador e membro do Conselho Administrativo e Previdenciário, Rafael Couto, concorda. “Treinamentos como este são de suma importância para nós, pois passamos a lidar com orçamento, com gestão, com os conceitos básicos de juros e ficamos por dentro destas questões conceituais e das alterações na legislação.”

Além de membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo e Previdenciário do ISSM, também participaram do treinamento servidores do Instituto que atuam no Gabinete, Controle Interno, Ouvidoria e Contabilidade.



Autor: Comunicação ISSM




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO