ISSM promove curso em parceria com a Secretaria de Previdência
O treinamento contou com a participação de servidores de dez RPPS da Bahia.
Publicado em 15 de agosto de 2019 - VIA Portal ISSM

Foto: Rita Martins
.
Neste ano de 2019, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Previdência, realizou dois treinamentos em Camaçari, capacitando servidores do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) e de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de outros nove municípios baianos.

O primeiro treinamento realizado neste ano aconteceu em julho e contou com a presença de representantes de quatro RPPS, os quais foram capacitados para utilizar os sistemas Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev), de Gestão de Consultas e Normas (Gescon) e de Informações Gerenciais dos Regimes Próprios de Previdência Social (SIG – RPPS).

Já o segundo treinamento, que aconteceu nesta terça e quarta-feira (13 e 14/8), contou com a participação de servidores de dez RPPS, que foram capacitados para o preenchimento e envio de demonstrativos previdenciários obrigatórios, que devem ser encaminhados periodicamente à Secretaria de Previdência, como forma de controle e transparência da gestão do Regime Próprio.

“Meu conhecimento no assunto era pouco, então o curso está sendo muito proveitoso. A gente espera que tenham outros encontros dessa grandeza, porque isso só soma para gente”, avalia o vice-presidente da Caixa de Previdência de Santa Maria da Vitória, Nireide José Pereira, que participa pela primeira vez de um treinamento sobre o tema.

“O objetivo do curso é a conscientização da importância da transparência nas informações previdenciárias, bem como a capacitação dos participantes na elaboração e no preenchimento dos demonstrativos que devem ser encaminhados à Secretaria de Previdência, por meio do Cadprev Web”, esclarece o coordenador-geral de Auditoria e Contencioso da Previdência, Miguel Chaves, um dos facilitadores do curso.

Segundo ele, o envio dos demonstrativos obrigatórias evita sanções aos RPPS. “Os municípios, uma vez não prestando as informações à Secretaria de Previdência, podem sofrer sanções, a exemplo da perda do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), ficando o ente impedido de receber as transferências voluntárias e celebrar convênios e contratos com o Governo Federal”, conclui.

Para a diretora administrativa e financeira do Instituto de Previdência Municipal de São Francisco do Conde, Wânia Sales, o treinamento foi uma oportunidade para saber mais sobre o funcionamento do sistema Cadprev. “Eu achei uma excelente oportunidade porque muitas vezes, por ter as assessorias que nos ajudam no preenchimento, nós não temos uma visão aprofundada do sistema. No curso foi ensinado o passo a passo, então nós já temos os instrumentos necessários”, avalia.

Para o ISSM, o aprendizado vai representar uma economicidade significativa, como explica o coordenador financeiro do Instituto, Henrique Rocha. “Com a qualificação dos servidores, através deste curso, o ISSM deixa de contratar consultoria, ficando sob a nossa responsabilidade o preenchimento e envio desses demonstrativos”, analisa.



Autor: Comunicação ISSM




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO