ISSM participa de Seminário sobre Cultura Integrativa e Novas competências para um mundo digital
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Publicado em 28 de junho de 2019 - VIA Portal ISSM

Foto: Rita Martins
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A gestora de pessoas Andrea Barbosa e a ouvidora Rita Martins participaram do Seminário “Motivação e a Cultura Integrativa a serviço de sua organização - Novas competências para um mundo digital”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na última quarta-feira (26/06), em Salvador.

O seminário foi ministrado pelo professor de Marketing e Planejamento Estratégico e servidor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Luis Romel. A palestra abordou a tecnologia como um dos fatores que mais impactam o mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver competências que garantam à manutenção dos empregos diante do avanço da tecnologia, sobretudo na substituição de pessoas em determinados postos de trabalho.

Essas competências são as chamadas “soft skills”, baseadas em experiências, atitudes, comportamentos, criatividade, entre outros fatores, diferenciando-se das chamadas “hard skills”, que são competências técnicas, baseadas em regras, científicas, metódicas e especializadas.

Segundo pesquisa apresentada no Seminário, até o ano de 2050, a tecnologia deve reduzir cerca de 15% os empregos em todo o mundo. Em alguns países como Japão e Finlândia já existem políticas públicas para reduzir o impacto do desemprego causado pela utilização dos robôs e máquinas.

Por este e outros motivos, é fundamental atentar-se para as novas competências necessárias à sobrevivência no mundo digital. Entre elas estão a capacidade de desenvolver os fluxos de trabalho para obter maior eficiência e favorecer a colaboração; filtrar o volume de dados e focar o que é realmente importante; ter profunda compreensão de ao menos um campo, mas com capacidade de conversar no “idioma” de várias áreas do saber; ter inteligência social, sendo capaz de avaliar as emoções dos que estão a sua volta e de adaptar as palavras faladas, os gestos feitos e até o tom de voz utilizado e ter pensamento original e adaptativo.

Para Romel, o serviço público no Brasil já está no processo de adoção de algumas ferramentas que favorecem a implantação dessas competências. “Uma delas é o Planejamento Estratégico que utiliza a metodologia BSC e a outra é o próprio Decreto nº 5.707 que estabelece a gestão por competências como boa prática”, analisa.

“Participar de eventos como este é enriquecedor, pois além dos conhecimentos adquiridos e que podem ser replicados no Instituto, é possível fazer networking valioso para melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido”, avalia a ouvidora do ISSM, Rita Martins. Participaram do Seminário, servidores públicos de diversos níveis e esferas, como Prefeituras, Secretarias, Universidades e Institutos.

Para a gestora de pessoas Andrea Barbosa, os temas abordados reforçam a importância do trabalho colaborativo na Instituição. “A inteligência social, a cultura de integração e o trabalho colaborativo são fundamentais para o melhor desempenho do trabalho de cada servidor, ainda mais neste momento em que o Instituto possui diversos planos em andamento, inclusive o desenvolvimento da base para o Planejamento Estratégico”, conclui.



Autor: Comunicação ISSM




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