Servidores participam de Programa de Preparação para Aposentadoria
PPA
Publicado em 14 de maio de 2015 - VIA Portal ISSM

Foto: ISSM
Programa acontece na Cidade do Saber

Servidores participam de Programa de Preparação para  Aposentadoria

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) deu início na tarde desta quarta-feira (13/05), a 2ª edição do Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA).

A Diretora de Previdência e Assistência Social, Doranei Dantas, desejou boas vindas aos participantes, mencionando a importância da participação dos servidores e da realização do Programa. De acordo Doranei, ainda este ano, o ISSM deve realiza mais 2 edições do PPA.

O diretor-superintendente do ISSM, Renato Brito, também  participou da abertura do Programa. Na oportunidade, o Superintendente, falou do papel do ISSM enquanto previdência dos servidores públicos. “Embora muitos desconheçam, faz parte da nossa função desenvolver um trabalho social para os nossos segurados, não apenas gerir o Instituto no tocante a área financeira e de investimento. O PPA faz parte deste conjunto. Embora seja uma obrigação legal, poucos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) na Bahia realizam essa atividade, o que nos deixa a frente.” Concluiu o diretor.

A ação que acontece no auditório I, da Cidade do Saber, conta com realização de oficinas sobre  qualidade de vida, dinâmicas de grupo, palestras sobre o saúde, educação financeira, dentre outras atividades e tem o objetivo de preparar,  despertar uma reflexão sobre os aspectos sociais da aposentadoria, e assim  conduzi-los para uma nova fase de vida, na  garantia de uma transição adequada para os servidores da Prefeitura de Camaçari.

O programa segue até sexta–feira (15). Durante a programação os palestrantes irão responder alguns questionamentos comuns como O que fazer para me aposentar? Quando me aposentar?  Aposentado e agora?  Questionamentos que todo e qualquer profissional tem quando está próximo a se aposentar, principalmente os servidores concursados. Esta transição da vida profissional requer uma preparação, para evitar o desestímulo e até mesmo problemas de saúde como depressão.

O primeiro dia contou com a sensibilização sobre Envelhecimento Ativo, a temática foi trazida por Maria Tereza Damasceno, Coordenadora da Região 6, da Atenção Básica de Camaçari. O segundo tema também foi abordado por uma profissional do município, Gabriela Mendes, Coordenadora de Alimentação e Nutrição da secretaria da Saúde de Camaçari, que explicou sobre hábitos alimentares na 3ª idade. A tarde foi encerrada com a participação do Grupo de Convivência Amizade e Paz do ISSM.

Ao receber o convite da assistente social do ISSM, Jaqueline Fiuza, a  servidora Ailta Souza,  61 anos e 30 anos de serviço público, não hesitou em participar. Segundo  Ailta,  o PPA relembra o tempo em sala de aula. “Voltei à sala de aula, mas dessa vez  para “aprender” questões sobre  a minha aposentadoria, achei a iniciativa importante”, concluiu a servidora




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO