TESTE RÁPIDO DE HIV
Projeto piloto será implantado
Publicado em 29 de março de 2014 - VIA Portal ISSM

Foto: Nelinho Oliveira
Novo teste rápido de HIV é tema de reunião

 

Camaçari é o primeiro município na Bahia a implantar o projeto piloto do governo federal Viva Melhor, que visa realizar testes rápidos de HIV por fluído oral, em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais). No Brasil, 21 estados adotaram a medida. 

Após a realização do exame, caso seja positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço de saúde de referência.De acordo com o presidente do Gaac (Grupo Anti Aids), Paulo Costa, o projeto tem como alvo o público LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e profissionais do sexo. Cerca de 720 mil pessoas vivem com HIV no país e 150 desconhecem que tem o vírus. 

O teste é simples, rápido e sigiloso e o resultado é disponibilizado em 20 minutos.Para a representante do Ministério da Saúde, Mariana Tassi, que esteve nesta quinta-feira (27/03) em Camaçari, a essência do trabalho é a simplicidade do processo. “A ideia é oferecer espaços de sensibilização, ir onde as pessoas estão”, afirmou. 

Ela ainda destacou que o indicador avaliado será o número de pessoas que procurarem o Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). 




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO