Doença é combatida no Município
LEISHMANIOSE
Publicado em 10 de março de 2014 - VIA Portal ISSM

Foto: Divulgação
Sesau realiza mobilização contra a Leishmaniose

A Sesau (Secretaria da Saúde) realiza um trabalho de mobilização e prevenção contra Leishmaniose, doença infecciosa transmitida pelo mosquito flebotomineos, mais conhecido como mosquito palha. A ação, iniciada no mês passado, prossegue até o final do mês e contempla, inicialmente, o distrito de Monte Gordo.

Realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a iniciativa é feita através de visitas dos agentes de endemias às residências para coletar amostra de sangue, no intuito de verificar se o cão está infectado. Na oportunidade, os agentes aproveitam para distribuir coleiras repelentes, que afastam o mosquito transmissor da doença e imunizar cães e gatos contra a raiva animal.

Camaçari é considerada área de infecção da Leishmaniose Visceral, principalmente nas localidades da orla do Município. Desta forma, torna-se imprescindível a realização de inquérito canino, casa a casa.

Após a conclusão dos trabalhos em Monte Gordo, a equipe do CCZ segue para a localidade de Pé de Areia, em Jauá, em data a ser definida. Independente do trabalho feito nas residências, o morador pode solicitar a realização do exame nos cães.

Para isso, basta entrar em contato com o CCZ, através dos telefones 3644-5743/5753, para marcar o horário e levar o animal ao Centro e realizar o procedimento. O CCZ fica na Rodovia BA 512, km 2, no bairro Santo Antonio.

A Leishmaniose Visceral, algumas vezes referida como calazar, é uma doença crônica e potencialmente letal se não for tratada antes do aparecimento dos sintomas que consistem em indisposição, anemia, febre, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos. A mobilização, feita através da parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, é válida para cães a partir dos três meses. 

Voltar PáginaAutor: Maria Vanessa FrançaImprimirEnviar notícia

 




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO