SAÚDE BUCAL
Saúde Bucal é tema de palestra
Publicado em 25 de novembro de 2013 - VIA Portal ISSM

Foto: ISSM
Aposentados tiram dúvidas sobre higiene bucal

Qualidade de vida, com esse objetivo o ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal) promoveu mais uma palestra para o Grupo de Aposentados e Pensionistas do ISSM, na tarde desta segunda-feira (25).

Com a temática bastante peculiar, o grupo conheceu alguns dos diversos problemas  bucais que acometem a população brasileira e em especial a pessoa idosa.

Entre as mais comuns estão a xerostomia (boca seca), retração da gengiva, cáries de raiz, problemas nas pontes/próteses totais, doenças periodontais, hipersensibilidade da dentina, lesões da mucosa bucal (candidíases, leucoplasias, etc), câncer bucal, etc.

O dentista, Carlos Oliveira, alertou para os cuidados e tratamentos oncológicos quanto à saúde bucal, pois uma série de fatores pode influenciar e ocasionar as doenças nesta fase da vida, a exemplo da diminuição da quantidade de saliva, uso contínuo demasiado de medicamentos, ausência dos cuidados essenciais, má alimentação, etc.

A recomendação dado não só por Carlos Oliveira, mas por todos os dentistas, inclui visitas periódicas ao especialista, limpeza e cuidados diários com dentaduras e pontes móveis, no mínimo de três vezes ao dia com produtos  que contenha flúor, utilização do fio dental,  conservação das próteses em ambiente limpo e fechado,  limpeza das mucosas, dentre outros.

Carlos ainda alertou sobre o câncer de boca, uma doença que a cada dia cresce em números  de casos no Brasil. “Devemos tomar as mesmas precauções que o câncer de mama, pois é  uma doença silenciosa que também pode ocasionar fatalidades” Ponderou

 Com essas medidas os idosos podem ter dentes mais resistentes e, sobretudo amenizar uma série de enfermidades e dores associadas, além de evitar o risco de disseminação de infecções que podem provocar a “endocardite” (inflamação de um tecido do coração) ou a“pneumonia por aspiração” dos microrganismos, e que podem levar o idoso a complicações irreversíveis.

O evento que aconteceu no Centro de Referência à              Mulher Iolada Pires, contou com a presença dos aposentados e pensionistas entre 55  e 80 anos. Você, servidor do ISSM  participe das próximas palestras e eventos do Instituto, seja também um segurado ativo.

 




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO