RESERVA DOS CAMASSARYS
Município ganha novo empreendimento
Publicado em 01 de novembro de 2013 - VIA Portal ISSM

Foto: Marcelo Ferrão
Cerimônia de lançamento do Reserva dos Camassarys

Camaçari vive um grande momento de expansão econômica, investimento na infraestrutura e no desenvolvimento social. Aspectos que têm colaborado, cada vez mais, para a atração de novas empresas e geração de mais oportunidades para a população.

O Reserva dos Camassarys é o mais novo empreendimento que chega à cidade e teve a pedra fundamental lançada nesta quinta-feira (31/10), na avenida Jorge Amado, no local em que será instalado, com a presença do prefeito Ademar Delgado.  

Na oportunidade, o gestor afirmou que o empreendimento está alinhado com a proposta da Prefeitura, ao adotar a sustentabilidade como conceito principal e primar por cuidar do planeta, do progresso e das pessoas. “Por isso, sugeri e apoiei a iniciativa de manter uma área de preservação ambiental no local”, contou o prefeito.

A atração de novas empresas e empreendimentos ao Município também foi comemorada pelo prefeito, que atribuiu o sucesso de tantos investimentos ao preparo da equipe da administração municipal, principalmente dos órgãos de licenciamento. Ele lembrou que tem trabalhado para que a população de Camaçari tenha uma qualificação profissional de primeiro nível e que possa aproveitar as oportunidades que chegam à cidade.

Para o presidente da Iron House - empresa responsável pelo empreendimento, Ruy Rêgo, a parceria com a Prefeitura foi de suma importância para a concretização do Reserva dos Camassarys. “O prefeito Ademar Delgado está de parabéns por comandar tão brilhantemente a cidade”, disse.

De acordo com o presidente Ruy Rêgo, o empreendimento ainda vai colaborar com a qualidade de vida da população, uma vez que, além de ser um centro de oferta de serviços essenciais, vai garantir o desenvolvimento da mobilidade urbana com a criação de um sistema viário qualificado. “Tudo isso com foco na sustentabilidade, como nos foi orientado pela administração municipal”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, ressaltou que com o novo empreendimento torna a cidade referência na região e se fortalece como a terra das oportunidades. O secretário também informou que já estabeleceu uma parceria para que a contratação da mão de obra do empreendimento, tanto na fase de implantação quanto na de operação, seja realizada pelo Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador) e priorize os moradores da cidade.

A preocupação da empresa em atender aos requisitos exigidos pela administração municipal, no que diz respeito ao meio ambiente e a mobilidade urbana, foi elogiada pela secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa. “Estabelecemos o projeto em parceria para que as ações desenvolvidas pela empresa beneficiem a população da cidade”, pontuou.

EMPREENDIMENTO

O Reservas dos Camassarys é um polo de desenvolvimento urbano que será construído em uma área de 528 mil metros quadrados, entre a avenida Jorge Amado e a BA-535, mais conhecida como Via Parafuso. “O empreendimento tem na sua essência o conceito de trabalhar, morar, comprar e se divertir no mesmo lugar”, afirmou o presidente da Iron House, Ruy Rêgo.

O empreendimento vai abrigar o Boulevard Shopping Camaçari, que vai dispor de 115 lojas, dentre elas, quatro ancoras, salas de cinema e praça de alimentação. Com investimento na ordem de R$ 100 milhões, o Boulevard Shopping Camaçari tem previsão de entrar em operação em 2015.

Além do Boulevard Shopping, na primeira etapa do empreendimento será entregue todo o sistema viário qualificado com vias largas, passeios e ciclovias que vão desembocar na Via Parafuso, proporcionando maior mobilidade e fluidez no trânsito da região.

Ainda na primeira fase, o empreendimento vai reurbanizar uma área de dois hectares para conservação da flora local, a partir da criação de um Parque Ecológico, que será aberto à população de Camaçari com trilhas, viveiro para produção de mudas e serviços de paisagismo.

Durante o lançamento da pedra fundamental, o proprietário do empreendimento Reservas dos Camassarys assinou termo de cooperação técnica com o Instituto Fábrica e Floresta, que visa colaborar com a manutenção do Parque e realizar atividades socioambientais. Outro termo foi assinado com o Instituto Raimundo Pinheiro – Cidade do Saber, para que a instituição utilize as áreas comuns do empreendimento pnas apresentações e atividades culturais e educativas.

Ainda durante o evento, o prefeito Ademar Delgado e os empresários, investidores e financiadores do empreendimento receberam mudas das árvores Camaçari, que serão plantadas no Parque. Quando alcançarem a idade adulta, as árvores receberão placas com a identificação. “É um resgate do passado e da origem da cidade no presente”, ressaltou o presidente da Iron House, Ruy Rêgo.

As obras do shopping e do sistema viário e de infraestrutura urbana no entorno do empreendimento foram iniciadas no início deste mês com a terraplanagem. Durante a construção, serão gerados 250 empregos diretos e 375 indiretos. Quando entrar em operação, em 2015, o shopping será responsável pela geração de 4 mil empregos entre diretos e indiretos.

O empreendimento ainda vai abrigar um polo comercial que já tem garantido um mercado para venda em atacado e varejo, um polo de saúde que já conta com um laboratório de diagnóstico em imagens, além de um centro empresarial, um polo educacional, uma rede hoteleira e um empreendimento residencial voltado para a classe média.

Estes equipamentos serão construídos na medida em que forem negociados com empresários e os projetos aprovados junto aos órgãos de licenciamento e fazendário da Prefeitura.

PRESENÇAS

Prestigiaram o lançamento da pedra fundamental os secretários de Governo, Sergio Paiva, dos Serviços Públicos, Zé de Elisio, de Relações Institucionais, Anderson Santos, de Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Saúde, Vital Sampaio, e da Habitação, João Bosco Quirelli. Além do superintendente do Trânsito e Transporte, Claudecio Taroba, e do Ouvidor do Município, Temistocles Vieira.

Também estiveram no evento o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Téo Ribeiro, o vereador José Marcelino (PT), os deputados estaduais Bira Corôa (PT) e Luiza Maia (PT), o comandante do 12º Batalhão, o Tenente-Coronel Adalberto Piton, o representante do Instituto Fábrica e Floresta, Emanuel Lacerda, o presidente da Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A), Vitor Lopes, o presidente da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), Emerson Leal, o representante do Instituto Raimundo Pinheiro, Julio Cesar Ribeiro, e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO