Prefeito encontra com presidente Dilma na terça-feira
Realizada 2ª edição do projeto
Publicado em 15 de outubro de 2013 - VIA Portal ISSM

Foto: Marcelo Ferrão
Projeto tem como foco pessoas em situação de rua

A Prefeitura promove nesta segunda-feira (14/10) a 2ª edição do projeto Café com Conversa. Realizada no Centro Comercial de Camaçari, até às 17h, a iniciativa é uma promoção da Sesau (Secretaria da Saúde) e da Sesp (Secretaria de Serviços Públicos).

A ação tem por objetivo fazer a busca ativa com a população em situação de rua, para identificar pessoas com problemas de respiração, através de análises, exames e avaliações clínicas. O intuito é conter o avanço da tuberculose e da hanseníase.

Para isso, foram destacados 18 profissionais da Sesau, como médicos, nutricionistas, enfermeiros, educadores sociais e agentes comunitários de saúde, dentre outros profissionais. A ação ainda conta com quatros voluntários e o suporte de uma ambulância.

As atividades iniciaram às 8h, com abordagem e convite para as pessoas. Após passarem por uma triagem, elas aferiram a pressão, fizeram exame de glicemia, de escarro e de sangue, além da cultura da garganta e dos testes rápidos para sífilis e HIV/AIDS.

Em seguida, foi oferecido o café da manhã e em seguida elas passaram por uma consulta médica em uma sala da administração do Centro Comercial. Os pacientes que tiveram alguma enfermidade detectada foram encaminhados para tratamento. “Acho bom o serviço prestado para nós”, contou o morador em situação de rua Júlio Luís de Mesquita Filho, de 59 anos.

A primeira edição do Café com Conversa aconteceu dia 14 de setembro e atendeu 15 pessoas. “A grande dificuldade da ação é atrair as pessoas que vivem em situação de rua”, destacou Ana Iraci, responsável pela área de Tuberculose e Hanseníase da Sesau.

A Sesp forneceu a estrutura do Centro Comercial para abrigar a iniciativa.




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO