O ministro interino da Cultura, Marcelo Pedrosa, considerou espetacular a estrutura do Complexo Cidade do Saber. A declaração foi feita durante a palestra que ministrou sobre as Políticas do Ministério da Cultura e a Implementação do Sistema Nacional da Cultura, na V Conferência Estadual de Cultura. O evento contou com as presenças do prefeito Ademar Delgado e do governador Jaques Wagner.
Marcelo Pedrosa ainda destacou que a conferência da Bahia foi a única da qual participou e que a escolha se deu em função da grande representatividade da cultura do Estado para o país. Durante o evento, o governador Jaques Wagner pontuou algumas ações desenvolvidas pelo Estado em prol da cultura. Ele ainda ressaltou que as conferências são importantes, pois possibilita o diálogo entre a sociedade civil e os administradores públicos.
A realização da conferência em Camaçari foi bastante comemorada pelo prefeito Ademar Delgado. “Além de possibilitar que os nossos artistas e a sociedade estejam mais próximos de atividades que contribuam para o fortalecimento da cultura local, o fato de sediar o evento impacta positivamente na economia e no turismo do Município”, disse.
Segundo o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, a realização da conferência consolida Camaçari como um grande polo cultural da Bahia. O secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, também marcou presença no evento e agradeceu o empenho da Prefeitura em apoiar a iniciativa.
A V Conferência Estadual de Cultura, cujo tema é Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura, teve início na manhã deste sábado (12/10) com a mesa redonda sobre o tema Sistema de Cultura.
A programação segue até domingo (13/10), na Cidade do Saber. As atividades começam às 8h30 com a apresentação Samba de Roda Espermacete, no foyer do teatro. Às 9h, acontecem a apresentação e a discussão das propostas, que serão levadas para a III Conferência Nacional de Cultura.
A plenária final será às 14h, com a eleição dos delegados que irão apresentar as propostas do Estado na etapa nacional, e com a eleição dos membros (Territoriais) do Conselho Estadual de Cultura.
A Conferência de Cultura reúne artistas, produtores e pesquisadores da Bahia e tem como objetivo discutir os planos e a organização do campo da cultura, território e identidade.
Ao sair da Conferência Estadual de Cultura, o governador Jaques Wagner, acompanhado do prefeito Ademar Delgado, passou pela praça da Simpatia para conhecer o projeto Praça Viva. Ele relatou que ficou encantado com a ação e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa.
PRESENÇAS
Prestigiaram o primeiro dia da Conferência Estadual de Cultura a vice-prefeita do Município Maria do Carmo Siqueira e os secretários de Governo, Sergio Paiva, Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Saúde, Vital Sampaio, e da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, além do Ouvidor do Município, Temístocles de Mattos, dos deputados estaduais Luiza Maia (PT), Bira Corôa (PT) e Álvaro Gomes (PCdoB), e do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.