CONSELHO TUTELAR ITINERANTE
Projeto contempla Catu de Abrantes
Publicado em 08 de outubro de 2013 - VIA Portal ISSM

Foto: Nelinho Oliveira
Conselho Tutelar Itinerante em Catu de Abrantes

O projeto Conselho Tutelar Itinerante iniciou nesta segunda-feira (07/10) as ações na localidade de Catu de Abrantes, na orla do Município. A iniciativa leva os serviços do órgão para as comunidades mais distantes, além de assegurar os direitos reservados às crianças e adolescentes, através de atendimentos sociais e jurídicos oferecidos em parceria com outras instituições.

O lançamento oficial e a apresentação dos postos itinerantes do Conselho Tutelar da Orla serão realizados na sexta-feira (11/10), durante a ação do projeto no Instituto Manguezal, em Barra do Pojuca.   

O projeto Conselho Tutelar Itinerante vai para uma localidade diferente a cada dia, no período das 9h às 15h. Na segunda-feira, as atividades acontecem na Associação Beneficente Divino Espírito Santo, em Catu de Abrantes, terça-feira, na Associação São Bento, em Vila de Abrantes, e na quarta, a ação prossegue na Associação Unidos de Areias, na localidade de Areias.

Quinta-feira a iniciativa será realizada na Associação de Moradores de Monte Gordo, em Monte Gordo, e sexta-feira, o projeto contempla os moradores de Barra do Pojuca.

De acordo com o coordenador geral do Conselho Tutelar da Orla, Leonardo Santana, o calendário é fixo e a previsão é de que a cada edição sejam realizados 20 atendimentos. “Os casos que necessitarem de uma segunda audiência serão encaminhados para a sede do Conselho da Orla, em Arembepe”, informou.

Ainda segundo o coordenador, antes da ação foi realizado um levantamento das demandas de cada localidade e observado a quantidade de ocorrências em relação à população estimada por cada região, para definir os locais que seriam contemplados pelo projeto.

Segundo a presidente da Associação Beneficente Divino Espírito Santo, em Catu de Abrantes, Neire Franco, o projeto é inédito na região e representa um marco histórico na localidade. “Muitas vezes as pessoas querem tomar uma atitude, mas a distância acaba dificultando este processo”, observou.  

Inicialmente, o Conselho Tutelar Itinerante contará com um conselheiro por localidade e realizará intervenções pontuais nas localidades que não são diretamente contempladas pelo projeto, utilizando a escola como sede para os trabalhos.

A iniciativa contará ainda com as parcerias e oferta de serviços do Balcão de Justiça e Cidadania, do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Ciat (Centro de Intermediação ao Trabalhador) e da Cojuv (Coordenação da Juventude), da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), estes dois últimos em situações pontuais.    

Além do projeto itinerante, o Conselho Tutelar da Orla possui sede própria na rua do Violão, nº 33, em Arembepe.  O atendimento é realizado das 8h às 17h. A partir deste horário, o serviço pode ser acionado pelo telefone de plantão 9979.5648.




Autor:




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO