ISSM participa de capacitação sobre compensação previdenciária
.
Publicado em 20 de setembro de 2022 - VIA Portal ISSM

Foto: .
Da esq. para a dir.: Luiz Santiago, Doranei Dantas, Ariosvaldo Xavier e Bárbara Garcia.
Representantes do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) participaram do curso Comprev na Prática, promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), nos dias 15 e 16 de setembro em Salvador.

“O curso foi bastante proveitoso, todas as questões operacionais do novo sistema COMPREV foram discutidas, esclarecidas e demonstradas na prática. A Legislação sobre o tema foi comentada e as dúvidas foram dirimidas, sem contar a importante troca de experiência entre os participantes”, avalia a diretora de Previdência do ISSM, Doranei Dantas.

A diretora explica que a compensação previdenciária, disciplinada pela Lei Federal nº 9.796/1999 e pelo Decreto nº 10.188/2021, é uma importante fonte de receita dos Regimes Previdenciários.

A compensação previdenciária consiste no acerto financeiro entre o Regime Geral de Previdência (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência dos servidores da União, dos Estados e do Distrito Federal ou entre RPPS, permitindo o equilíbrio de contas entre os Entes.

“Com o novo sistema da Compensação Previdenciária, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações de Previdência, vêm ocorrendo diversas mudanças operacionais, muitos módulos ainda estão em desenvolvimento. O sistema proporciona rapidez e eficiência na operacionalização da compensação previdenciária, inclusive a compensação entre os Regines Próprios, o que antes somente seria possível entre o Regime Geral”, ressalta a diretora.

Para o servidor Ariosvaldo Xavier, que atua na área de compensação, o curso foi bastante proveitoso. “Os conhecimentos adquiridos no treinamento vão impactar no trâmite dos processos de aposentadoria e pensão, desde sua entrada na recepção até homologação do Tribunal de Contas. A planilha de pagamento entre RPPS disponibilizada durante o treinamento me chamou a atenção. Ficou bem mais fácil com a nova calculadora do próprio sistema”, avalia. Também participaram do treinamento os servidores Luiz Santiago e Bárbara Garcia.

Leia também:
ISSM PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL SOBRE RPPS



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO